O I4-GREEN impulsiona e estimula a implementação de tecnologias verdes, circulares e socialmente responsáveis através de investimentos conjuntos. O consórcio I4-GREEN trabalha para promover o poder de inovação verde dos ecossistemas inter-regionais da UE, com o objetivo de reduzir a dependência da UE das importações de matérias-primas críticas e o impacto negativo no ambiente da sua extração e transformação (European Critical Raw Materials Act).
Faz parte de uma rede de especialização inteligente (S3) e alarga-se a um ecossistema inter-regional único, um núcleo de transformação verde das indústrias extrativas e para a evolução de uma cadeia de valor mineral sustentável na UE.
CRITICAL RAW MATERIALS ACT
PORQUÊ?
CONTEXTO ECONÓMICO E ESTRATÉGICO
-
Matérias-primas de importância crítica para a UE
-
Muitas ocorrências e oportunidades de exploração
O QUÊ?
A URGÊNCIA AMBIENTAL: TORNAR A ATIVIDADE MINEIRA ECOLÓGICA, CIRCULAR E SUSTENTÁVEL
ASSEGURAR O ABASTECIMENTO CIRCULAR E SUSTENTÁVEL DE MATÉRIAS-PRIMAS ESPECÍFICAS NO SUL DA UE
COMO?
ALINHAMENTO DO I4-GREEN COM O ÂMBITO, OBJECTIVOS GERAIS E PRIORIDADES DA I3
OS CINCO PILARES DO I4-GREEN
Partilha inter-regional
de capacidades complementares
Economia circular
e tecnologia de processos ecológicos
Tecnologia revolucionária à escala
Tornar a indústria mineira da UE ecológica e competitiva
Promover a resiliência da UE
e o alinhamento
das políticas
O I4-GREEN
é um projeto orientado para a indústria, que inclui duas vertentes verdes:
-
IRON HOLM OAK PILOT é um projeto mineiro industrial para a recuperação de minerais críticos. A proposta de valor do projeto é a recuperação de recursos endógenos, incorporando tecnologias modernas, sob elevados critérios de sustentabilidade ambiental, social e económica. É gerido pelos parceiros do consórcio GEVORA e LEONOR. O Iron Holm Oak Pilot será um exemplo chave, para a UE, de uma tecnologia de ponta para recuperar minerais terras raras de resíduos de mineração de ferro, reduzindo o impacto ambiental e aliviando a dependência da UE de elementos estrangeiros de terras raras (particularmente para o Neodímio). A IHO envolve diretamente 3 regiões: Extremadura (ES), Andaluzia (ES) e Alentejo (PT).
-
O ATALAYA /LAIN TECH PILOT inovará com o desenvolvivemento de uma tecnologia verde para extração de matérias-primas estratégicas de minérios de baixa qualidade. É gerido pelos parceiros de consórcio ATALAYA e LAIN TECH, que desenvolveram e vão demonstrar uma solução hidrometalúrgica para a extração de cobre, zinco, cobalto, níquel, chumbo e metais do grupo da platina.