Geodiversity Through the Lens of Built Heritage
O DER Técnico o associa-se ao Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA) na comemoração do Dia Internacional da Geodiversidade com a atividade intitulada "Geodiversity Through the Lens of Built Heritage".
Esta atividade, a decorrer no dia 9 de outubro de 2023, contempla uma visita de estudo a um monumento de Lisboa - Sé Catedral de Lisboa - onde os participantes terão a oportunidade de observar a diversidade de materiais pétreos (correlacionados com períodos de construção ou restauro) e também mostrar a resposta (por vezes bastante diferente) destes materiais aos agentes de degradação e, portanto, mostram diferentes padrões de decaimento.
APA dá luz verde à mina de Montalegre e aprova primeira refinaria de lítio em Portugal
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) acaba de dar "luz verde" ao projeto reformulado da mina de lítio que a empresa Lusorecursos quer explorar em Montalegre, que além da extração deste mineral inclui também uma refinaria no mesmo local.
De acordo com a empresa, as obras de construção do projeto mineiro do Romano poderão ter início em 2025 (incluido os respetivos túneis de acesso à mina subterrânea) e vão durar dois anos, estando a entrada em exploração prevista para 2027.
O facto deste projeto contemplar que o minério bruto seja refinado no próprio local "é uma evidente mais-valia do projeto, pelo valor acrescentado gerado"e pela "importância da cadeia de valor se situar no território".
I4-GREEN Technical Open Session
A Open Session do I4-GREEN irá acontecer online no próximo dia 6 de setembro de 2023, às 16h30 CET, com o principal objetivo de proporcionar uma sessão de informação técnica aos candidatos ao concurso. Nesta ocasião, as empresas-piloto partilharão com os participantes parâmetros técnicos específicos para garantir uma adaptação perfeita aos requisitos dos pilotos reais
(1-IHO Extremadura & 2-E-LIX Andaluzia).
A sessão será estruturada em duas secções: Em primeiro lugar, uma visão geral dos eixos-piloto, explicando os diferentes IDs de voucher disponíveis para optar e, em segundo lugar, um período de perguntas para os candidatos, em que os pilotos resolverão dúvidas e responderão às perguntas dos candidatos.
Se estiver interessado, pedimos-lhe que guarde a data.
ICEI-A Funding Webinar
No dia 27 de setembro de 2023 às 16:00 CET, o Secretariado da European Industrial Circular Economy Investment Alliance (Dr. Pierre Padilla, N-ABLE) realizará um webinar de 45 minutos para apresentar o financiamento Europeu inter-regional para a inovação.
O webinar apresentará 2 concursos europeus de projetos colaborativos dedicados ao financiamento de inovações TRL6+. Serão também dadas instruções e indicações de como aderir a um consórcio.
Siga o link abaixo e registe-se nesta sessão! A sessão decorrerá em Inglês.
Está disponível um template para que as empresas se possam inscrever para fazer um curto pitch de apresentação durante um próximo evento.
Candidaturas abertas ao Projeto I4-Green
Submeta a sua proposta até 15 de setembro de 2023, às 17:00 CET
O concurso do Projeto I4-GREEN está ABERTO AGORA para promover a transferência de tecnologia, serviços e produtos para PME setoriais específicas e para promover ferramentas de colaboração do Cluster que envolvam serviços empresariais e apoio financeiro às PME do ecossistema.
O I4-GREEN é um projeto de inovação financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Instrumento de Investimentos Inter-regionais em Inovação (I3) que propõe tecnologias disruptivas que permitam impulsionar a transição verde das empresas mineiras.
O lítio é uma ameaça ou uma oportunidade para Portugal?
Notícia do Jornal Expresso
A Agência Portuguesa do Ambiente autorizou a primeira exploração de lítio em Portugal, na mina do Barroso. Será que as vantagens económicas compensam os riscos ambientais?
Este episódio teve moderação de João Silvestre, editor de Economia do Expresso, e contou com a participação de Vítor Andrade, jornalista do Expresso, e de Luís Martins, presidente do Cluster dos Recursos Minerais de Portugal. A edição esteve a cargo de Salomé Rita.
O equilibrio fundamental entre as minas e o clima
Notícia da Revista Visão, redigida pelo autor Jorge Cristino, Especialista em Sustentabilidade Ambiental e Alterações Climáticas.
Portugal possui uma das mais atrativas reservas de lítio da Europa. A oportunidade que nos é dada tornaria o nosso País na referência mundial desta necessária transição. Neste Dia Mundial do Ambiente, apetece reforçar que estamos perante uma grande oportunidade estratégica para o País, mas também para o mundo.
Se por um lado sabemos que a extração de combustíveis fósseis provoca danos no sistema climático terrestre, por outro sabemos que a transição energética e as energias renováveis exigem uma mudança na forma como vemos o conhecimento e a extração de recursos geológicos, baseados em matérias-primas críticas, essenciais para este crescimento sustentável. No total a União Europeia definiu como 34 as matérias-primas críticas, mas que nem só para as energias renováveis são essenciais. Também o são para a saúde, para a construção, para a agricultura e para a mobilidade.
O projeto de exploração de lítio da região do Barroso, obteve a Declaração de Impacte Ambiental favorável, condicionada pela Agência Portuguesa do Ambiente
O projeto de exploração de lítio da região do Barroso, no concelho de Boticas (Distrito de Vila Real), obteve a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável, condicionada pelo cumprimento de algumas medidas ambientais e socioeconómicas, pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) – conforme informação concedida pela promotora do investimento, a empresa australiana Savannah Resources.
A Savannah realça que as condições da DIA, com as quais concorda, “garantem que o projeto será desenvolvido de forma responsável e que os benefícios socioeconómicos serão partilhados com todas as partes interessadas”.
A Associação Cluster Portugal Mineral Resources (ACPMR) congratula-se pela decisão positiva da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), já que ela é determinante para a produção em Portugal deste metal crítico, estratégico e fundamental para a transição energética, bem como para a construção da sua cadeia de valor no País, facto para o qual tem pugnado nos últimos anos.
A ACPMR está ainda convicta que esta decisão poderá desbloquear outras matérias fundamentais para o setor dos recursos minerais e para o País, tantas vezes adiadas, alinhando Portugal com orientações recentes da Comissão Europeia, onde sobressai o regulamento “Crtical Raw Materials Act” e vincando a necessidade da elaboração urgente de uma nova Estratégia Nacional para os Recursos Minerais.
As empresas sediadas no distrito de Leiria alcançaram em 2022, mais de 45 milhões de euros em exportações no setor das rochas ornamentais
Segundo o Jornal de Leiria, as empresas sediadas no distrito de Leiria alcançaram em 2022 um dos maiores valores de sempre: mais de 45 milhões de euros em exportações no setor das rochas ornamentais.
Alcobaça mantém-se o concelho mais exportador, tendo registado em 2022 um volume de exportações de mais de 25 milhões de euros, o que representou um aumento de 15,98% face a 2021. Seguem-se os concelhos de Porto de Mós, que em 2022 exportou 9.958.233 euros (mais 2.175.251 euros que no ano de 2021) e de Leiria, que registou 3.523.952 euros de exportações (mais 1.043.785 euros que em 2021).
AGENDA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL (PRR) NO EVENTO “AGENDAS MOBILIZADORAS NO ALENTEJO” – PACT – ÉVORA
A AGENDA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL foi apresentada pelo Sr. Samuel Delgado, CEO da empresa SOLANCIS, empresa Líder da Agenda, no evento “Agendas Mobilizadoras no Alentejo”, que decorreu no dia 4 de Abril, no auditório do PACT, em Évora.
A Região Alentejo, representa 38% do total de investimento da AGENDA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL. O consórcio está comprometido com soluções para acrescentar valor, adicionar inteligência aos processos, aumentar o nível de automação e robotização, aumentar o nível de segurança dos trabalhadores, atingir o desperdício zero, aumentar o conhecimento e níveis ecológicos e reforçar as ligações internacionais com os mercados.
Esta iniciativa promovida pelo PACT e CCDR Alentejo, contou com a participação de Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR e, Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento.
Durante a sessão foram apresentadas 17 Agendas Mobilizadoras pelos respetivos representantes, com investimentos no Alentejo, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Conheça a AGENDA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL clicando no botão abaixo.
Matérias-primas críticas: assegurar cadeias de abastecimento seguras e sustentáveis para o futuro verde e digital da UE
No dia 16 de Março de 2022, a Comissão Europeia propôs um conjunto abrangente de ações para assegurar o acesso da UE a um abastecimento seguro, diversificado, acessível e sustentável de matérias-primas críticas. As matérias-primas críticas são indispensáveis para um vasto conjunto de sectores estratégicos, incluindo a indústria net-zero, a indústria digital, a indústria aeroespacial e os sectores da defesa.
Embora se preveja que a procura de matérias-primas críticas aumente drasticamente, a Europa depende fortemente das importações, frequentemente de fornecedores de países terceiros quase monopolistas. A UE precisa de mitigar os riscos para as cadeias de abastecimento relacionadas com tais dependências estratégicas para aumentar a sua resiliência económica, tal como salientado pela escassez na sequência da Covid-19 e da crise energética na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia. Isto pode pôr em risco os esforços da UE para cumprir os seus objetivos climáticos e digitais.
O Regulamento e a Comunicação sobre matérias-primas críticas potenciam os pontos fortes e as oportunidades do Mercado Único e das parcerias externas da UE para diversificar e aumentar a resiliência das cadeias de abastecimento de matérias-primas críticas da UE. A Lei das Matérias-Primas Críticas também melhora a capacidade da UE para monitorizar e mitigar os riscos de ruturas e aumenta a circularidade e a sustentabilidade.
CANDIDATURAS ABERTAS - REGISTO DE PEDIDO DE AUXÍLIOS
Visita do 1º Ministro á Agenda Sustainable Stone by Portugal
A AGENDA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL reforçou o seu compromisso para o crescimento sustentável da economia portuguesa, na visita do primeiro-ministro, António Costa à Empresa Líder do Consórcio deste Projeto do PRR – SOLANCIS.
Com um crescimento na exportação nos últimos anos, de cerca de 14%, com o foco em Projetos Mobilizadores que têm permitido posturas ambientais mais transparentes, digitalização e robotização de processos, mais segurança das pessoas e população e crescimento na criação de emprego qualificado, a Agenda Verde SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL será mais um passo significativo para que o Sector da Pedra Natural continue a ser um contribuinte líquido para a economia portuguesa, principalmente ao nível das exportações e no nome de Portugal em todas as obras realizadas com a nossa pedra e o nosso know-how e tecnologia em praticamente todo o Mundo.
A AGENDA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL está a ser desenvolvida numa lógica de inovação de quádrupla hélice, com 52 parceiros – Empresas, Academia, Entidades Públicas e Associações, coordenada pelo CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS. Com um investimento elegível global de 55.760.917,17€, o compromisso do Sector da Pedra Natural é ser uma fileira de excelência na relação com o ambiente e sociedade e aumentar a produtividade em 15% e fazer refletir isso nos salários.
WORKSHOP NEW SOLUTIONS FOR RECOVERING CRITICAL RAW MATERIALS
O Projeto REVIVING - REVISITAR REJEITADOS DE MINAS PARA INOVAR A BIORRECUPERAÇÃO DE METAIS, convida-o a participar no workshop “New Solutions for Recovering Critical Raw Materials.”.
O workshop irá decorrer no próximo dia 30 de janeiro no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, possibilitando também a participação online. Realizar-se-á em Inglês e centra-se na temática de utilização de resíduos mineiros como fonte de matérias-primas e novas soluções para a recuperação de matérias-primas.
Concurso de ideias - Simpósio New Construction with Stone
No âmbito do Simpósio New Construction with Stone, a ocorrer na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior nos dias 2 e 3 de março de 2023 é lançado um concurso de ideias sobre materiais e soluções sustentáveis que incorporem uma perspetiva de inovação ou de aplicação.
O concurso é aberto à comunidade académica, escolar e à sociedade em geral, podendo propor-se a concurso equipas de pelo menos dois elementos.
Submissão de resumos - Global Stone Congress 2023
Está agora aberta a submissão de resumos para o GLOBAL STONE CONGRESS 2023, um evento internacional que Portugal receberá entre 18 e 23 de Junho 2023, na Batalha.
Os autores podem submeter um resumo com um máximo de 450 palavras, até 15 de Fevereiro de 2023, utilizando o formulário disponível no site do evento. Todos os resumos devem ser submetidos em inglês.
A aceitação do resumo pelo Comité Científico será comunicada até ao dia 5 de Março. Os autores terão então de submeter uma comunicação para a apresentação no Congresso e a respetiva publicação científica.
Tópicos: Prospecção, Exploração, Pedreiras; Processamento, Transformação, Caracterização da Pedra e Novos Produtos; Máquinas, Ferramentas e Consumíveis; Integração do BIM na indústria da Pedra Natural; Recuperação Ambiental e Gestão do Território; Pedra Natural e Arquitetura; Economia Circular e Sustentabilidade; Impacto das alterações climáticas nos geomateriais; Geopatrimónio e Geoconservação; Saúde e Segurança no trabalho; Licenciamento e Inspecção
Investimento inter-regional para o fornecimento sustentável de matérias-primas para a transição energética verde da UE
O I4-GREEN é um projeto orientado pela indústria para a implementação de inovações regionais de economia circular nos processos mineiros.
Permitir o acesso às matérias-primas é um requisito crucial para assegurar a recuperação da Europa e para preservar e melhorar o ambiente e a qualidade de vida, embora seja também crucial para a economia europeia devido à atual profunda crise de matérias-primas.
O I4-GREEN surge de uma rede de inovação inter-regional e transformar-se-á num ecossistema inter-regional único, uma verdadeira alavancagem para a transformação verde das indústrias extrativas e para o nascimento de uma cadeia de valor mineiro sustentável na UE. Irá gerar provas de conceito para tecnologias de recuperação de minério, de forma sustentáveis e amigas do ambiente, tornando-se um farol de baixo impacto ambiental, incorporando estratégias de economia circular. Paralelamente, o projeto prevê apoio financeiro às PME que trabalham para garantir o fornecimento sustentável de minerais essenciais para satisfazer a resiliência da UE e a transição energética verde.
SEMACRET Project
O SEMACRET visa promover a exploração sustentável de Matérias-Primas Críticas para a transição verde na UE, garantindo o seu fornecimento para suas indústrias.
As Matérias-Primas Críticas (critical raw materials) são fundamentais para alimentar as cadeias de valor industrial da UE e os setores estratégicos e a transição para a energia verde. Atualmente, o fornecimento de muitas matérias-primas críticas primárias é <3%, o que deixa a UE numa posição vulnerável, dependendo principalmente de importações de países terceiros. A UE pretende impulsionar a produção interna de Matérias-Primas Críticas para garantir a sua autonomia e garantir o seu abastecimento responsável.
7ª Edição Globlal Stone Congress 2023
A sétima edição do Global Stone Congress, o principal evento técnico-científico dedicado ao sector da pedra ornamental, terá lugar na Batalha, Portugal, entre os dias 18 e 23 de Junho de 2023.
O GSC2023 contará com uma série de palestras, apresentação de posters, mesas redondas, seminários, workshops nas áreas de Arquitectura, Inovação e Sustentabilidade. Para além destas iniciativas, estão a ser preparadas visitas técnicas e momentos de networking para proporcionar a interacção entre todos os participantes.
O Global Stone Congress 2023 é organizado pela ACPMR - Associação Cluster Portugal Recursos Minerais, Universidade de Évora e Assimagra - Recursos Minerais de Portugal.
Mining and Circular Regions go to Brussels
As regiões europeias estão empenhadas em melhorar a produção responsável de matérias-primas - organizada a 16 de Junho de 2022, no North-Sweden European Office, Avenue des Arts 11, 1210 St Josse, Brussels.
A Smart Specialisation Partnership on Mining Industry and Global Value Chain (S3P Mining Industry) reúne as regiões mineiras europeias para trabalharem em conjunto na melhoria das condições de acesso e fornecimento sustentável de matérias-primas na UE. As regiões mineiras e circulares da UE têm um papel vital uma vez que estas regiões têm o potencial mineral mais significativo para a descoberta e desenvolvimento de projectos mineiros, ou seja, a base de uma cadeia de valor mineral verdadeiramente sustentável.
Hoje, mais do que nunca, existe uma necessidade urgente de reforçar a autonomia estratégica da União Europeia e reduzir a nossa dependência de matérias-primas minerais importadas, especialmente de países com elevado risco geopolítico.
CIRCO Hub Portugal
O CIRCO Hub Portugal é financiado pelo Fundo Ambiental e tem como parceiros o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), que coordena o projeto, a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
O Programa CIRCO Hub Portugal tem como principal objetivo capacitar as empresas nacionais, de qualquer dimensão (com prioridade a PME), responsáveis pela fabricação de produtos (com design próprio ou externo) e que tenham interesse em aplicar estratégias e práticas para desenvolver o seu negócio, rumo à sustentabilidade e economia circular, através dos seus colaboradores, com ferramentas que impulsionem a transição para uma gestão mais adequada e sustentável dos recursos e da sua cadeia de valor numa ótica de uma economia mais circular.
As empresas interessadas em participar podem aceder ao site https://circohubportugal.lneg.pt onde podem encontrar toda a informação relevante sobre a Candidatura que será objecto de uma seleção prévia.
O projeto pretende capacitar 100 empresas, com 2 representantes por empresa, que participarão em tracks de desenvolvimento de negócios circulares CIRCO (numa série de 3 workshops) e 60 designers, que participarão em sessões de 1 dia sobre design circular CIRCO.
A metodologia utilizada, de origem holandesa, aplica o design e design thinking ao desenvolvimento de produtos, serviços e modelos de negócio circulares, trabalhados em sessões criativas e colaborativas. Até hoje o programa já apoiou mais de 1000 empresas e centenas de designers em diferentes países (Alemanha, Polónia, Brasil, Sri Lanka e Turquia).
Cluster Portugal Mineral Resources participou no Conselho Regional de Inovação do Alentejo
Cluster dos Recursos Minerais, na pessoa da Diretora Executiva Marta Peres, participou hoje no Conselho Regional de Inovação do Alentejo, ao qual faz parte.
Este Conselho integra a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, que preside e assegura as necessárias articulações funcionais com o Conselho Regional da CCDR, com o Conselho de Coordenação Intersectorial e com a Comissão de Acompanhamento do PO Regional, bem como entidades representativas do Sistema Cientifico e Tecnológico Regional, produtores de tecnologia e utilizadores avançados, entidades de planeamento e gestão de politicas sectoriais e de I&I relevantes, empresas e outros agentes económicos e sociais, entidades intermunicipais.
Hoje foi apresentado e aprovado o Modelo de Governação, para a operacionalização de uma Estratégia Regional de Inovação de sucesso.
O Cluster dos Recursos Minerais continua e continuará a ser um membro ativo para a competitividade e inovação da Região.
DIGITALbuilt reuniu em Porto de Mós
O DIGITALbuilt, European Digital Innovation Hub, teve a sua primeira reunião de consórcio presencial no Castelo de Porto de Mós no dia 19 de julho de 2022. A reunião teve em vista ultimar os aspetos formais da constituição do DIGITALbuilt e discutir a operacionalização do mesmo, com a presença dos vários parceiros e das equipas envolvidas. Há muita ambição e grandes planos em vista para a Twin Transition do Ambiente Construído!
Agradece-se a hospitalidade do Município de Porto de Mós, na pessoa do Sr. Presidente Jorge Vala.
PTPC - Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção, Cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa, ACPMR - Associação Cluster Portugal Mineral Resources, BUILT CoLAB, Itecons, StoneCITI, Centro de Competências Ferroviário, INESC TEC, FI Group, FNWAY
CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS DE PORTUGAL no evento EU Clusters Talk “From magnesium to steel: Navigating shifts in critical raw materials and global supply chains”
No dia 22 de junho, numa organização da European Cluster Collaboration Platform, em nome da Comissão Europeia (DG GROW), Luís Martins – Presidente do Conselho de Administração do Cluster dos Recursos Minerais, discutiu com outros parceiros europeus e com a CE, os problemas nas cadeias de distribuição europeias relacionadas com as matérias-primas, possíveis soluções, sustentabilidade das cadeias e ações possíveis (políticas e industriais).
Agenda Mobilizadora – StoneByPortugal – faz parte das 51classificadas como favorável para a fase de negociação
O evento “Agendas de Inovação: No Caminho para Reindustrializar Portugal”, realizou-se no dia 21 de junho, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.
António Costa referiu que o júri internacional aprovou 51 consórcios que devem seguir para a fase seguinte de negociação. «As agendas que foram aprovadas preveem 7,6 mil milhões de euros de investimento a concretizar até 31 de dezembro de 2026», com um «apoio público de três mil milhões de euros distribuído entre o investimento das empresas e a investigação e desenvolvimento das instituições científicas».
Global Stone 2023 Start-up Event 2023 - New Challenges on Dimension Stones, from Portugal to the World
O Global Stone Congress 2023 foi anunciado a 2 de Junho de 2022, com uma pequena conferência chamada GSC Start Up, durante a STONE FAIR 2022.
A apresentação de boas-vindas foi feita por Luis Martins, Presidente do Conselho do Cluster Portugal Mineral Resources e Luis Lopes, Universidade de Évora, membro do Comité Executivo do GSC.
O lançamento contou com 3 palestras proferidas por Agostinho da Silva (Administrador CEI- Membro do Conselho de Administração do Cluster Portugal Recursos Minerais), António Silva (Geólogo (ASSIMAGRA - Associação Portuguesa da Indústria de Recursos Minerais / CTCV - Centro Tecnológico de Cerâmica e Vidro)) e Isabel Almeida (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa), abordando os temas Era Digital e Green Deal.
O evento contou ainda com a apresentação de 3 produtos inovadores de PME: SOLANCIS, FRONTWAVE e FRAVIZEL.
Marta Peres, Directora Executiva do Cluster Portugal Recursos Minerais e Secretária Geral do evento, terminou a sessão apresentando a história deste congresso internacional desde 2005 e com o lançamento do GSC 2023.
Com mais de 50 participantes, esta iniciativa tenciona ser um ser um anúncio para o congresso de 2023 e contribuir para o intercâmbio de conhecimentos e a sua continuidade.
O Sector da Pedra Natural Portuguesa terá o maior prazer em acolher o Global Stone Congress e seus participantes, em Portugal, em 2023.
Em breve anunciaremos a data e o local.
O Norte encontrou o Sul para uma Indústria de Recursos Minerais sustentável!!! Em Bruxelas
O Encontro “Regiões de Recursos Minerais encontram-se em Bruxelas” teve lugar no dia 16 de junho com a representação das seguintes regiões: Alentejo e Região Centro (Portugal), Castilla y Leon (Espanha), Lapland (Finlândia), Norrbotten (Suécia), Região Centro (Grécia).
A Região Alentejo foi representada pelo Cluster dos Recursos Minerais – Marta Peres, por indicação da CCDR Alentejo e a Região Centro, pela Universidade de Coimbra – Paula Morais, por indicação da CCDR Centro.
Numa iniciativa da parceria S3P Mining Industries e do Governo da Lapónia, durante o dia, os representantes, das Regiões discutiram o desenvolvimento da indústria dos recursos minerais nas regiões e na Europa, com representantes de alto nível da DG GROW, DG ENV, DG REGIO e OCDE.
Candidatura “Agenda Mobilizadora -Sustainable Stone by Portugal” submetida ao Plano de Recuperação e Resiliência
Consórcio de 53 Empresas e Entidades relacionadas com o Sector da Pedra Natural, apresentaram o seu projeto mobilizador para um Portugal mais digital, verde e competitivo ao Concurso RE-C05-io1: Agendas Mobilizadoras para a Reindustrialização.
GLOBAL STONE CONGRESS 2023 START UP - STONE Fair, 2022
Em nome da Comissão Executiva, gostaríamos de convidá-lo a participar no GLOBAL STONE CONGRESS 2023 START UP.
Devido à pandemia do COVID 19, o GSC foi suspenso. Acreditamos que em 2023, já estarão garantidas as condições para receber o congresso no seu formato original, em Portugal.
Decidimos lançar a edição de 2023, na Feira STONE, em 2022, para que não percamos o espírito de partilha de conhecimento e inovação internacional.
Estamos ansiosos para voltar a encontrarmo-nos consigo, pessoalmente ou online.
Aviso de abertura de concurso
No âmbito do PRR encontram-se abertos os seguintes avisos:
N.º 02/C11-i01/2022 - INVESTIMENTO TC-C11-i01 – Descarbonização da Indústria (Aviso-N-º-02C11-i012022.aspx)
Programa Consolidar - Fundo de Capitalização e Resiliência
Programa Recapitalização Estratégica - Fundo de Capitalização e Resiliência
Cluster dos Recursos Minerais inicia campanha de sensibilização pelas Escolas Nacionais
No âmbito da campanha de sensibilização aos jovens dos 11 aos 18 anos nas escolas portuguesas, sobre a importância dos Recursos Minerais na vida quotidiana, o Cluster Portugal Mineral Resources realizou mais uma iniciativa na Escola Básica Dr. Anastácio Gonçalves, em Alcanena, no passado dia 08 de Março.
Mais de 60 jovens entre os 10 e os 11 anos, de 4 turmas do 5ª ano, ficaram a conhecer do que são feitos os produtos que utilizam no dia-a-dia, de onde vêm e foram sensibilizados para a necessidade de exploração e utilização racional e sustentável dos recursos minerais.
Estas iniciativas continuam a ser um sucesso junto dos jovens! Os jovens ficam a perceber que sem Recursos Minerais, a sua vida quotidiana não seria a mesma e mais importante, que é possível explorar e utilizar de forma sustentável e com respeito pela Sociedade.
O jogo pedagógico “A Mala de Aplicações Minerais”, financiado pela União Europeia, faz parte das iniciativas de Sensibilização, Comunicação e Educação levadas a cabo pela EIT Raw Materials, em Portugal representada, neste âmbito pelo Departamento de Ciências da Terra da Universidade Nova de Lisboa e pela Prof.ª Sofia Barbosa.
Marcelo Rebelo de Sousa promulga alterações à “Lei das Minas” fabricadas após anúncio da dissolução do Parlamento e à revelia das Associações do setor e da DGEG
As Associações do setor da indústria dos recursos minerais, que representam centenas de empresas e milhares de postos de trabalho, vêm manifestar a sua posição de desagrado e total incompreensão relativamente à promulgação, por parte do Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, das alterações aprovadas na Assembleia da República (AR), em novembro, ao DL 30/2021 de 7 de maio, que procede à regulamentação da Lei nº 54/2015, de 22 de junho, respeitante aos depósitos minerais.
AGENDA MOBILIZADORA SUSTAINABLE STONE BY PORTUGAL
ELEGÍVEL COM MUITO BOM
20 Empresas do Sector da Pedra Natural, 10 Empresas de desenvolvimento de tecnologia e software, 13 ENESIIs, a ASSIMAGRA, o CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS, 2 Entidades Públicas e 1 Colab, receberam hoje a notificação de que a sua Candidatura às Agendas Mobilizadoras no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, foi considerada elegível.
'Sustainable Stone by Portugal' | Cerimónia de apresentação das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial
No passado dia 2 de dezembro decorreu a apresentação pública da Agenda Mobilizadora | Sustainable Stone by Portugal - valorização da pedra natural para um futuro digital, sustentável e qualificado, realizada pelo Eng.º Agostinho da Silva, em representação do CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, da empresa Líder SOLANCIS e de todos os membros do Consórcio.
DIGITALbuilt reconhecido como Digital Innovation Hub
O DIGITALbuilt, a iniciativa colaborativa do Cluster de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), do Cluster da Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP), da ACPMR - Associação Cluster Portugal Mineral Resources, do Centro de Interface Itecons, do StoneCITI, do BUILT COLAB, da FI GROUP e da FNWAY, foi reconhecido como Digital Innovation Hub.
Este reconhecimento significa que se irá disponibilizar, numa lógica “one-stop-shop” para as PME e para a Administração Pública, serviços no âmbito da digitalização, com o objetivo de apoiar a transformação digital do tecido empresarial do setor da construção.
Reunião da parceria para as Indústrias Mineiras no âmbito da Especialização Inteligente na Europa, em Portugal, Lisboa
Portugal está a receber entre hoje e amanhã, a Reunião da parceria para as Indústrias Mineiras no âmbito da Especialização Inteligente na Europa.
Numa organização conjunta entre a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e do Cluster dos Recursos Minerais, durante dois dias será discutida a cooperação inter-regional para uma Indústria Mineira sustentável na Europa.
Palco aos Associados - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa “sobe” ao palco.
Palco aos Associados - António Galego & Filhos, Mármores S.A.
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana a AGF “sobe” ao palco.
Palco aos Associados - CCDR Alentejo
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana a CCDR Alentejo “sobe” ao palco.
Palco aos Associados - MVC
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana a MVC “sobe” ao palco.
EU-Latin America Partnership on Raw Materials - “Innovative solutions for sustainable mineral exploration”
Uma das principais prioridades da UE e da América Latina é fomentar a exploração mineira como medida chave para garantir o fornecimento de matérias-primas. A exploração de recursos minerais deve ser alinhada com as condições locais e as tendências internacionais, incluindo normas sociais e ambientais, a fim de ser mais eficaz e sustentável.
Stone Art – O Festival da Pedra na Serra de Aire e Candeeiros
As pedreiras do núcleo extrativo do Codaçal, em Porto de Mós, foram o palco do festival artístico e cultural Stone Art que criou um roteiro de arte urbana, juntando grafiti, pintura em mural e escultura, integrado na paisagem industrial e envolvente natural das Serras d'Aire e Candeeiros.
O evento decorreu entre 19 e 29 de agosto, e procurou cruzar as artes visuais, o parque natural e os seus recursos geológicos, naturais e paisagísticos, no qual tem havido capacidade de compatibilização entre indústria, natureza e comunidades.
MINE.THE.GAP - PROJETOS INICIAM EM SETEMBRO
Os projetos aprovados no âmbito do primeiro aviso de concurso do Projeto Mine.The.GAP financiados por Vouchers de Inovação, arrancam em Setembro.
ACPMR representada no grupo de trabalho criado para identificar o potencial mineiro de Portugal
Este Grupo de Trabalho foi criado, por despacho nº 8364/2021, de 24 de agosto, para identificar o potencial mineiro nacional, atendendo às necessidades de matérias-primas para abastecimento da indústria, apresentar uma proposta de estratégia dos recursos geológicos.
INOVMINERAL 4.0 a inovação a acontecer, online e presencialmente
Continuamos a trabalhar em rede em prol do setor, para atingirmos os desafios da reindustrialização, da digitalização e da descarbonização.
Online ou presencial, as reuniões e os encontros para debate de ideais e soluções têm decorrido de forma dinâmica e ativa entre todos os co-promotores.
Com o Projeto Mobilizador InovMINERAL4.0, pretende-se continuar a trilhar o caminho InovSTONE4.0 ( https://www.inovstone.pt ).
O objetivo geral do projeto é a reorientação de modelos industriais inovadores para a Indústria dos Recursos Minerais através do desenvolvimento de tecnologias avançadas, novos produtos e software que respondam a toda a cadeia de valor: upstream, valorização dos Recursos Minerais e Market Place (ligação ao cliente/ mercado).
Fase de auscultação, no âmbito da definição do Plano Ferroviário Nacional (PFN)
O Cluster dos Recursos Minerais foi convidado a participar na fase de auscultação, no âmbito da definição do Plano Ferroviário Nacional (PFN), que decorre agora em Évora.
O objetivo principal desta sessão de auscultação para o Plano Ferroviário Nacional são as reflexões dos participantes sobre o papel que o transporte ferroviário pode vir a desempenhar no futuro, tanto no transporte de passageiros como de mercadorias.
Palco aos Associados - B Stone
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana a B Stone “sobe” ao palco.
Plano de Recuperação e Resiliência - Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial
O Cluster dos Recursos Minerais assistiu à sessão de apresentação da Componente C5 do Plano de Recuperação e Resiliência - Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, que teve lugar no dia 19 de julho, pelas 15 horas, no Auditório do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT).
A sessão contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.
Juntamento com o cluster assistiram à apresentação alguns associados: MARFILPE, Fravizel, UE, Cei, ISCTE, IST, Frontwave Arrow4d e Assimagra.
Sistema de Incentivos Inovação Produtiva - Registo de Pedido e Auxílio
Candidatura aberta: Aviso N.º 13/SI/2021 - Inovação Produtiva.
Acrescentamos valor ao seu projeto, contacte-nos!
Sistema de Incentivos Inovação Produtiva - Registo de Pedido e Auxílio
Candidatura aberta: AVISO N.º 12/SI/2021 - Inovação Produtiva - Territórios do Interior.
Acrescentamos valor ao seu projeto, contacte-nos!
Palco aos Associados - MARFILPE
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana a MARFILPE “sobe” ao palco.
Encontro Ciência 2021
Ciência 2021: 28, 29 e 30 de junho.
Inscrições abertas para o grande encontro nacional da comunidade científica.
A iniciativa é promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em colaboração com a Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência. Conta com o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Este ano o país convidado é a França, que participará ativamente no programa, destacando o intercâmbio e a forte cooperação científica existente entre os dois países. O formato de transmissão será novamente híbrido, com algumas sessões exclusivamente presenciais e outras, em particular as plenárias, simultaneamente presenciais e on-line.
Projeto Reviving - Revisitar rejeitados de minas para inovar a biorrecuperação de metais
Este projeto tem como foco a valorização dos rejeitados de minas como recursos, fornecendo metais que hoje são extraídos por outros processos, promovendo a reciclagem, minimizando a produção de resíduos perigosos e, assim, adotar uma economia circular.
O objetivo do projeto REVIVING é obter modelos aprimorados para reciclar com eficiência metais de resíduos em minas de estudo de caso.
O sucesso esperado deste trabalho resultará na validação de um bioprocesso limpo, econômico e inovador para a recuperação de metais de resíduos, que retornará os resíduos ao ciclo produtivo, apoiando a transição da UE para uma economia circular. REVIVING vai inovar o processo de biolixiviação, permitindo zero desperdício mineiro.
Dia Mundial do Combate à Seca e à Desertificação
Portugal é um dos países afetados pela desertificação, em parte devido à aridez do seu clima, caracterizado por 3 a 5 meses secos / ano.
A água é essencial na indústria de recursos minerais. As empresas extratoras e transformadoras de recursos mineiras são consumidoras de recursos hídricos e, como tal, preocupam-se com a correta gestão deste bem valioso.
Desde sempre, que a valorização e a utilização eficiente da água estiveram presentes em todos os layouts produtivos. Atualmente, a gestão dos recursos acaba por ter um casamento perfeito com a preocupação que o setor demonstra pelas alterações climáticas, estando a contribuir para uma melhor gestão energética e uma maior circularidade e sustentabilidade da Economia.
Esta semana a Solancis “sobe” ao palco.
Palco aos Associados - Solancis
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana a Solancis “sobe” ao palco.
Palco aos Associados - Plácido José Simões
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana a Plácido José Simões “sobe” ao palco.
Assembleia Geral - Save the Date
A Mala de Aplicações Minerais - Jogo Pedagógico
Apresentamos “ A Mala de Aplicações Minerais”, um conjunto de jogos educativos disponíveis online (https://www.thebriefcasegame.eu), compilados no kit que inclui 4 Malas Educativas, adequadas a cada nível de escolaridade dos 6 aos 9 anos, dos 10 aos 14 anos, dos 15 aos 18 anos (disponível brevemente) e o manual de instruções dos jogos pedagógicos de cada mala. O jogo também está disponível em formato físico, na forma de uma mala que incluí 10 minerais, ferramentas para a sua identificação e 10 produtos do dia-a-dia. Os mesmo poderão ser reproduzidos ou requisitados pelas Escolas interessadas, com colaboração ativa do Cluster. Os professores que pretendam organizar uma atividade no âmbito do plano anual de atividades com os seus alunos, na sua escola, poderão solicitar-nos o jogo em formato físico e a deslocação de um técnico à escola para dinamizar a atividade. Esta iniciativa não terá custos associados para a escola.
Com a vossa colaboração iremos complementar e cimentar o conhecimento dos alunos sobre as atividades de mineração e aplicações minerais, incentivar a sustentabilidade e a utilização eficiente de todos os recursos minerais naturais, considerados indispensáveis ao dia-dia do ser humano.
É com base nestas premissas que divulgamos o jogo educativo “ A Mala de Aplicações Minerais” e desejamos fortemente contar com a vossa participação ativa.
Convidamo-lo a participar neste webinar moderado por Luís Martins, Presidente do Conselho de Administração do Cluster Portugal Mineral Resources. No dia 17 de Junho, das 15:00 às 16:30 (hora de Portugal continental).
Este webinar faz parte de uma série organizada pela Parceria UE-América Latina sobre Matérias-Primas, com o objectivo de promover uma exploração mineira sustentável e responsável para alcançar uma economia justa, verde e neutra para o clima.
Grupo de Orientação de Alto Nível da Parceria Europeia para a Inovação sobre Matérias-Prima
O Cluster Portugal Mineral Resources foi renomeado pela COMISSÃO EUROPEIA como membro do Grupo de Orientação de Alto Nível da Parceria Europeia para a Inovação sobre Matérias-Primas. O CPRM é representado pelo presidente do Conselho de Administração Luís Martins.
Palco aos Associados - RAFAÉIS MÁRMORES
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana a RAFAÉIS MÁRMORES “sobe” ao palco.
Convidamo-lo para o webinar EU-Latin America responsible battery value chains que terá lugar no próximo dia 17 de Junho de 2021 das 15:00H às 16:30H (hora portuguesa), com participação ativa do Cluster Portugal Mineral Resources.
Este webinar orientado para os negócios procura mostrar exemplos das melhores práticas de integração responsável das cadeias de valor das baterias, liderado pelos stakeholders da UE e da América Latina. Um abastecimento seguro e responsável de matérias-primas de baterias é um pré-requisito vital para a mobilidade eléctrica e as energias renováveis, e por isso desempenha um papel fundamental na implementação de uma economia neutra para o clima.
Empresas, associações industriais, decisores políticos, peritos da sociedade civil e a comunidade de investigação e inovação da cadeia de abastecimento de matérias-primas de baterias são convidados a juntarem-se ao debate com oradores da Comissão Europeia, do Ministério de Minas e Energia do Brasil, Albemarle - Chile, do Cluster Portugal Mineral Resources entre outros.
Estará disponível tradução simultânea em português, espanhol e inglês.
Palco aos Associados - Louribrás
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana a Louribrás “sobe” ao palco.
Palco aos Associados - LNEG
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana o LNEG “sobe” ao palco.
Dia Internacional dos Museus
Selecionámos 5 museus que tem de colocar na sua lista de visitas.
O dia 18 de maio está consagrado como Dia Internacional dos Museus e, para comemorar este dia, selecionamos alguns dos mais interessantes museus que abordam os Recursos Minerais em Portugal para poder incluir na sua lista.
EIC Accelerator
O Accelerator do EIC, com candidaturas abertas em contínuo e cujo primeiro cut-off será a 16 de junho, é um instrumento de financiamento que visa apoiar o desenvolvimento de start-ups e pequenas e médias empresas com potencial para alcançar um elevado impacto. O objetivo é utilizar os cerca de 1.000 M€ disponíveis para apoiar projetos disruptivos, inovações que apoiam o Pacto Ecológico Europeu, bem como tecnologias digitais e de saúde com bolsas, investimento em equity, treino, coaching e mentoria, acesso a investidores e a outras empresas.
GTARM – Gestão e Tecnologias Avançadas em Recurso Minerais
É possível a candidatura ao TeSP de GTARM – Gestão e Tecnologias Avançadas em Recurso Minerais por pessoas que completem 23 anos de idade até aos dia 31 de dezembro de 2020, e que não têm oportunidade de se candidatar pelo regime normal. A inscrição para estas provas decorre até 20 de maio, Envolvendo a realização de duas provas organizadas pelo Politécnico de Leiria. A realização da prova de cultura geral será a 5 de junho e a de matemática a 19 de junho.
Na inscrição online às provas o candidato deverá submeter os seguintes documentos:
-
Certificado de habilitações;
-
Currículo Vitae, atualizado e acompanhado de todos os comprovativos de formação profissional;
-
Carta de motivação.
Caracterização Laboratorial de Pedra Natural: Introdução
A capacidade de aceder aos mais exigentes mercados de Pedra Natural requere o estrito controlo na qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos. Especialmente importante é a competência das equipas técnicas para:
– garantirem que a Pedra fornecida corresponde ao que que foi exigido, no que concerne ao seu comportamento e às suas propriedades e características estéticas;
– anteciparem o comportamento da Pedra nas diferentes condições de aplicação do material.
QUANDO: 12 a 15 julho
DURAÇÃO: 16 horas | 4 dias
LÍNGUA: Português
LOCAL: Laboratório HERCULES e Laboratórios de Ensaios Mecânicos (LEM), Universidade de Évora, Portugal
Palco aos Associados - ISEP
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana o ISEP “sobe” ao palco.
Palco aos Associados - Frazão Rochas S.A.
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana a Frazão Rochas S.A. “sobe” ao palco.
Polo Tecnológico em Recursos Minerais - Região Centro
A assinatura do protocolo para a constituição do POLO TECNOLÓGICO EM RECURSOS MINERAIS – REGIÃO CENTRO foi realizada ontem, dia 27 de Abril 2021, no Cineteatro de Porto Mós. Coordenado pelo Município de Porto Mós, como uma ação de apoio ao principal sector da Região, este Polo é a integração em rede das dinâmicas já em curso desenvolvidas pelo StoneCITI.
Estratégia Regional de Especialização Inteligente 2030 -EREI
O documento “Estratégia Regional de Especialização Inteligente 2030 - EREI. Uma (nova) década para co-construir a região e desafiar o futuro” aprovado, por unanimidade, em reunião do Conselho Regional de Inovação do Alentejo, já se encontra publicado.
O Cluster dos Recursos Minerais, membro do Conselho Regional de Inovação do Alentejo, realizou um resumo de consulta da EREI Alentejo 2030.
Obviamente que a consulta do resumo, não dispensa uma leitura mais aprofundada do documento completo, disponibilizado pela CCDR Alentejo.
Dia Mundial da Terra
Hoje, 22 de abril, dia em que se comemora o Dia Mundial da Terra, que visa consciencializar a população para os valores da conservação da natureza, proteção ambiental e outras preocupações associadas à biodiversidade do planeta Terra. Para assinalar este dia o Cluster Portugal Mineral Resources frisa o comprometimento dos seus associados com a sustentabilidade e proteção do meio ambiente.
Palco aos Associados - FRAVIZEL
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana a FRAVIZEL “sobe” ao palco.
Certificação Bronze Label reconhece boas práticas de gestão do Cluster
O Cluster dos Recursos Minerais foi reconhecido, a nível europeu, com o selo de excelência “BRONZE” de acordo com o sistema Europeu de reconhecimento de Clusters gerido e atribuído pela ESCA (European Secretariat for Cluster Analysis), que reconhece as boas práticas de gestão do Cluster.
Guia de Viagem a Uma Economia Competitiva
O IAPMEI e o Ministério da Economia e da Transição Digital, convidam-no(a) a embarcar na conferência “Guia de viagem a uma Economia competitiva”, que se realiza no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, no próximo dia 28 de abril, com início pelas 09h45.
Neste evento pretende-se dar a conhecer casos de sucesso empresarial e contribuir para o debate sobre a valorização dos fatores de produção nacional e a melhor forma de os potenciar.
A bordo desta conferência de alto nível estarão representantes dos principais clusters de competitividade nacional, associações empresariais, entidades públicas e algumas figuras de referência da economia para uma interessante viagem à economia nacional que não aparece nos guias turísticos, mas que põe o país no mapa.
Palco aos Associados - FILSTONE
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana a FILSTONE “sobe” ao palco.
Webinar - Urânio em Portugal. Da Exploração à Remediação Ambiental
Sob organização conjunta do Colégio Regional de Geológica e Minas da Região Centro com os Colégios Nacionais de Geologia e Minas e de Ambiente, irá realizar-se, no dia 28 de abril, com início às 14h00 e duração aproximada de 3 horas, um webinar intitulado "O Urânio em Portugal. Da Exploração à Remediação Ambiental", que decorrerá online, via ZOOM.
Palco aos Associados - ASSIMAGRA
Durante o ano de 2021, a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES, vai dar semanalmente palco aos seus associados.Porque temos orgulho da rede que fomos construindo, entre Empresas, Academia e outras Entidades, e porque cada membro do Cluster nos enche de orgulho.
Esta semana a ASSIMAGRA - Recursos Minerais de Portugal “sobe” ao palco.
Ação de Formação - Plataforma Digital de Gestão de Pedreiras
A ARROW4D, em parceria com a ASSOCIAÇÃO CLUSTER PORTUGAL MINERAL RESOURCES e a ASSIMAGRA, estão a organizar uma ação de formação sobre a Plataforma de INXSTONE - Plataforma Digital de Gestão de Pedreiras, 100% co-financiada, e destinada a empresas que tenham pedreiras no Alentejo.
Esta Plataforma é uma solução tecnológica desenvolvida pela empresa ARROW4D, com o objetivo de ajudar na gestão das pedreiras. A INXSTONE é uma plataforma web que permite a visualização, comunicação, armazenamento em nuvem e monitorização de dados, recolhidos com recurso às tecnologias mais recentes e que, de forma confortável, acessível, em tempo real e em qualquer lugar, permite o acesso a um conjunto de informação fundamental para a gestão de uma pedreira.
A formação não será em grupo, mas sim personalizada para cada uma das empresas participantes.
Aproveite este oportunidade!
Para mais informações e inscrições contactar a ARROW4D através do email: global@inxstone.com
Webinar - Nova Economia dos Dados
Encontre os seus potenciais clientes e melhore os resultados da sua empresa.
O mundo e a economia estão a mudar a uma velocidades vertiginosa, os novos modelos de negócio gratuitos para o utilizador baseados no “big data” tem-se vindo a impor e a consolidar. Perante este cenário em permanente mutação, as empresas e as pessoas têm que compreender o que está acontecer para se poderem adaptar e saber como tirar o melhor proveito para os próprios negócios perante esta nova situação.
Dirigido: A sessão é dirigida aos responsáveis comerciais e de marketing das pequenas e médias empresas (Pme´s). Os conteúdos são especialmente interessantes para os gerentes, diretores comerciais e de marketing .
Objetivo: Durante o Webinar descreve-se o modelo atual de negócio e oferecesse uma solução prática e aplicada para encontrar novos potenciais clientes.
Este webinar será apresentado em língua espanhola.
Apresentação do estudo InterComm Report - Comunicação B2B Global
A aicep Portugal Global, a Escola Superior de Comunicação Social e a SayU Consulting promovem a apresentação do estudo InterComm Report – B2B Communication Trends in Global Businesses.
Estudo pioneiro de tendências de Comunicação B2B em mercados globais, o InterComm responde à necessidade de compreender como é entendida a Comunicação pelas organizações portuguesas que têm um foco na venda a outras empresas – Business-to-Business (B2B) – e negócios internacionais relevantes e apresenta um retrato sobre o papel da Comunicação na construção e gestão de relações com os seus stakeholders.
Assista em direto e conheça as conclusões do estudo.
Webinar - Gestão de Passivos Ambientais de Mineração
É com grande prazer que o(a) convidamos para o webinar Gestão de Passivos Ambientais de Mineração: Inventário, avaliação de risco, reprocessamento, reutilização e reabilitação, que terá lugar a 26 de abril de 2021 das 16:00 às 17:30 (CET).
Este webinar debruçar-se-á sobre soluções inovadoras para resolver, mitigar e/ou prevenir os impactos ambientais causados por efluentes, emissões e resíduos de operações de mineração em curso, abandonadas ou inativas.
Este webinar é organizado pela EU-Latin America Partnership on Raw Materials.
OFERTA BOLSA DE INVESTIGAÇÃO
Bolsa de Investigação no âmbito do projeto Calcinata- Produção de argamassa à base de cal a partir da calcinação de lamas carbonatadas provenientes da indústria das rochas ornamentais (mármores e calcários), Projecto nº 72239
Áreas Científicas: Geociências, Engenharia de Materiais, Química e afins.
Requisitos de admissão: Licenciaturas em Engenharia Geológica, Geologia, Engenharia Geológica e Minas, Engenharia de Materiais, Química, Engenharia Química.
Localização: Évora, Portugal
CARTA ABERTA AO PRIMEIRO MINISTRO | RECURSOS MINERAIS
ASSIMAGRA, CLUSTER DOS RECURSOS MINERAIS, APICER, APG, e o COLÉGIO DE ENGENHARIA GEOLÓGICA E DE MINAS DA ORDEM DOS ENGENHEIROS DE PORTUGAL, apresentaram uma Carta Aberta ao PRIMEIRO MINISTRO de Portugal.
A carta aberta tem o objetivo de consciencializar o XXII GOVERNO CONSTITUCIONAL para apoiar claramente o sector extrativo nacional, reconhecendo a sua importância económica na geração de emprego e riqueza, subida na cadeia de valor, aumento das exportações, e contributo para a coesão territorial.
Sessão Pública - Apresentação do Estudo Estratégico da Zona dos Mármores
Decorreu hoje, online, a apresentação pública do Estudo Estratégico da Zona dos Mármores. Esta iniciativa juntou o Cluster dos Recursos Minerais e a ASSIMAGRA. Durante cerca de 1 hora, 93 participantes ficaram a conhecer as principais conclusões do estudo. No fim, ainda houve espaço para questões. Este estudo, permitiu pensar de forma estratégica, o anticlinal de Estremoz, caracterizando a região e as suas escombreiras e estabeleceu quatro vetores estratégicos (Dinamizar e Diversificar a Economia ; Criar Emprego e Bem-Estar Social; Garantir a Sustentabilidade Ambiental e Assegurar Boa Governança Territorial) e respetivas medidas de ação.
Estudo ‘cofinanciado’ do ALENTEJO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Cluster dos Recursos Minerais respondeu à Consulta Pública do Plano de Recuperação e Resiliência promovida pelo Governo
O Plano de Recuperação e Resiliência faz parte da Estratégia Portugal 2030, enquadrada no Mecanismo de Recuperação e Resiliência, da União Europeia. A UE pretende, assim, alcançar a recuperação económica dos seus estados-membros, recolocando a Europa na vanguarda da sustentabilidade e da inovação tecnológica, para um futuro mais resiliente para os cidadãos europeus.
Fique a conhecer no documento os contributos do Cluster dos Recursos Minerais para este Plano.
DIGITALbuilt – Pólo de Inovação Digital para o Ambiente Construído
Cluster Arquitetura, Engenharia e Construção juntamente com o Cluster dos Recursos Minerais e Cluster Plataforma Ferroviária Portuguesa apresentaram candidatura conjunta para a Criação do DIGITALbuilt – Polo de Inovação Digital. Conta ainda com a parceria do BUILT CoLAB, de Centros de Interface Tecnológica (ITECONS, StoneCITI e brevemente o Centro de Competências Ferroviárias) e com outras entidades de suporte (FI GROUP e FNWAY).
Sessão Pública - Apresentação do Estudo Estratégico da Zona dos Mármores
O Cluster Portugal Mineral Resources, em parceria com a ASSIMAGRA, irá apresentar o “Estudo Estratégico para a Zona dos Mármores”, dia 16 de março, pelas 17:15h através de video-conferência.
Esta iniciativa tem o apoio do Alentejo 2020.
Save The Date - Os mármores do Alentejo: Indústria, História e Património
Os mármores do Alentejo, bandeira da indústria extrativa e das exportações portuguesas, em foco na próxima sessão do ciclo de seminários sobre património mineiro, da APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial.
No próximo dia 11 de Março via Zoom (Senha de acesso: 683214), com a colaboração da Associação Cechap.
Save The Date - International Info Day
No âmbito da abertura de Concurso - Vouchers de Inovação o consórcio MINE.THE.GAP irá realizar um Info Day internacional, no dia 11 de Março para apresentar o projeto MINE.THE.GAP. Todas as empresas e instituições interessadas na Europa estão convidadas a participar. O evento decorrerá das 13:00 às 15:00 CET.
Estudo Estratégico da Zona dos Mármores | Save The Date
Apresentação do Estudo Estratégico da Zona dos Mármores | Save The Date. 16 de março de 2021.
Mais informações em breve.
Projeto Cofinanciado por Alentejo 2020
Iniciativa Xperience 4.0
No âmbito do projeto Advantage 4.0, a COTEC Portugal lançou a iniciativa Xperience 4.0 com o objetivo de capacitar profissionais para acelerar o ciclo da inovação, através do desenvolvimento experimental, da produtização, prototipagem rápida e industrialização. Ao longo de várias sessões serão apresentados casos de referência, tanto a nível nacional como internacional. A primeira sessão decorrerá no próximo dia 9 de Março, pelas 15h30, através de plataforma digital, e contará com a participação da Brainport Industries, um campus nos Países Baixos onde é possível testar novas tecnologias e produtos antes de avançar para a fase de investimento. A sessão será em inglês.
Perseverance Rover - Pousou em Marte!
Abrindo portas para o futuro! Perseverance Rover pousou com sucesso em Marte. Toda uma gama de matérias-primas foi necessária para tornar esse pouso bem-sucedido. As rodas da Perseverance são feitas de alumínio, com presilhas para tração e raios curvos de titânio para suporte elástico. As pernas são feitas de tubos de titânio, pelo mesmo processo usado para produzir quadros de bicicletas de montanha de competição. Duas baterias recarregáveis de iões de lítio para atender às exigências de pico das atividades do rover. E muitos outros. Metais e minerais são insubstituíveis no nosso passado, presente e futuro! - Fonte Euromines
Jornadas Horizonte Europa
Após o lançamento oficial do Horizonte Europa, a ANI, em colaboração com as restantes agências da Rede PERIN, vai organizar, de 8 a 19 de fevereiro, as Jornadas Horizonte Europa, dedicadas ao Pilar II (Desafios Globais e Competitividade da Indústria Europeia) e ao Pilar III (Europa Inovadora), que decorrerão em formato digital.
Virtual Day @ INOVSTONE 4.0 -
Feira Virtual
No dia 28 de Janeiro realizou-se o Virtual Day @ Inovstone 4.0. Não conseguiu assistir ao evento? Ainda consegue visitar a feira virtual - https://tecnicoevents.easyvirtualfair.com/ - e pode usufruir dela até 8 de Fevereiro.
Cerca de 300 pessoas já visitaram a feira, seja a próxima!
Virtual Day @ INOVSTONE 4.0
No dia 28 de Janeiro de 2021, decorreu o Seminário e a abertura da Feira INOVSTONE 4.0 de apresentação de resultados, o último momento/ evento final que assinala o encerramento deste Projeto.
A Feira Virtual INOVSTONE 4.0 estará disponível online até dia 8 de Fevereiro de 2021.
A Federação Europeia de Geólogos coorganiza o evento virtual gratuito “ESG Reporting Roundtables”, que decorre no dia 26 de Janeiro de 2021 em duas sessões, e é aberto a todos os interessados. A primeira sessão será das 8h30 às 10h30 GMT e a segunda das 17h30 às 19h30 GMT.
Conferência Anual de Clusters 2020
A Parceria PORTUGALClusters em conjunto com o IAPMEI, organizou no passado dia 11 de dezembro, o Encontro Nacional de Clusters 2020 em formato webinar. Esta Parceria reúne 18 Clusters, que agregam mais de 2100 entidades. Nos últimos 10 anos, estes Clusters capitalizaram 206 milhões de euros de investimento em projetos.
NOTÍCIAS
Mulheres partem pedra e projetam a indústria em 130 mercados
Quatro mulheres imprimem há quase duas décadas as suas marcas na pedra natural portuguesa. Através da implementação de uma nova visão na indústria, com foco na inovação, na digitalização de processos, no ambiente, na competitividade, na construção de marcas para ganhar força nos mercados externos.
O setor era tradicional e, pode afirmar-se, sem temor, dominado por homens. Não foi uma batalha de género mas um trabalho que reuniu todos em prol do desenvolvimento de uma indústria extrativa, com base na confiança, competência, conhecimento e experiência, reunindo a qualidade e a beleza dos mármores do Alentejo, os muito apreciados calcários da Estremadura, a ardósia (ou xisto) e o granito, que se encontram em várias regiões do país.
Evento Digital- Sessão Anual do PortugalClusters:"O papel dos Clusters na Dinamização".
No próximo dia 11 de dezembro irá realizar-se a sessão anual do PORTUGALClusters com o tema "O PAPEL DOS CLUSTERS NA DINAMIZAÇÃO DA ECONOMIA".
Reserve já o seu lugar digital em https://forms.gle/PfTtv1YgVfJzPvfz9
Cluster e INESC TEC organizam workshop online sobres os novos desafios da indústria
A Associação Cluster Portugal Mineral Resource e o Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do INESC TEC, com o apoio do EIT RawMaterials & TEC4SEA, juntaram forças para organizar o Workshop online "New Challenges in the Mineral Raw Materials Industry: Safety, Digitalisation, Technology & Innovation". Este evento, que se realiza no dia 12 de novembro, tem como objetivo dinamizar a comunidade dos recursos minerais em geral, fortalecer as networks, demonstrar a importância dos recursos minerais no nosso dia-a-dia e redefinir estratégias futuras.
Cluster dos Recursos Minerais cria Conselho Consultivo
Cluster dos Recursos Minerais cria Conselho Consultivo
Foi aprovado em Conselho de Administração da Associação Cluster Portugal Mineral Resources, a criação de um Conselho Consultivo, para apoiar e debater a Estratégia do Cluster.
Nesse sentido, foram convidadas várias personalidades, cujos currículos e áreas de atividade constituem uma mais valia para os objetivos e ambições do Cluster dos Recursos Minerais.
Este Conselho reunirá regularmente, estando prevista para breve a primeira reunião de forma a discutir a Estratégia 2030 do cluster. Inicialmente será constituído pelos seguintes membros: Adriano Barros; António Costa e Silva; António Mateus; Carlos Caxaria; Carlos Lagoa; Fernando Noronha; Luís Amado; Miguel Goulão e Pedro Santos (em representação da Quercus).
Cluster integra a Aliança Europeia para as Matérias-primas
A 29 de setembro a Comissão Europeia, representada pelo Vice-Presidente Sefcovic, lançou a Aliança Europeia para as Matérias-primas - European Raw Materials Alliance (ERMA). A nova Aliança foi estabelecida devido ao reconhecimento da importância crítica das matérias-primas para a segurança, sustentabilidade e liderança industrial da UE. Foi reconhecido que para concretizar as ambições ambientais, transição digital e liderança futura em termos tecnológicos, existirá um aumento significativo da procura e consumo de matérias-primas críticas.
A Aliança Europeia para as Matérias-primas pretende identificar barreiras, oportunidades e possibilidades de investimento para a capacitação europeia em todas as fases da cadeia de valor das matérias-primas, desde a prospeção e exploração mineiras, à recuperação de resíduos.
Numa primeira fase, a Aliança estará prioritariamente focada em aumentar a resiliência europeia nas cadeias de valor das terras raras e imãs permanentes, visto que estes são vitais para a maioria dos ecossistemas industriais na Europa, em particular para o crescimento da mobilidade elétrica, armazenamento de energia e turbinas eólicas. Numa segunda fase, deverá expandir a sua ação para outros temas relacionados com necessidades de metais básicos e outros, essenciais para o armazenamento e conversão energética.
Cluster é membro fundador da Aliança para a Economia Circular Europeia
A Aliança para a Economia Circular enquadra-se no Plano de Ação para a Economia Circular lançado pela Comissão Europeia em março de 2020. Este plano integra iniciativas transversais ao ciclo de vida dos produtos, promovendo os processos circulares, consumo sustentável e a manutenção dos recursos o maior tempo possível, na economia europeia. A circularidade e a eficiência na utilização dos recursos são vistas pela UE como um pré-requisito para a neutralidade climática, em alinhamento com o Green Deal e a estratégia industrial europeia.
A Aliança tem como ambição ajudar a concretizar o Plano de Ação para a Economia Circular ao acelerar o desenvolvimento de soluções de ponta. Nesse contexto, as duas grandes ambições da Aliança são:
-
Criar condições para o sucesso de projetos de negócio e fomentar a emergência de projetos de investimento inovadores - novas soluções, tecnologias, modelos de negócio que possam ser desenvolvidos e implementados no mercado;
-
Criar enquadramento favorável ao desenvolvimento de normas, standards e outras práticas que contribuam para garantir uma adaptação eficaz das políticas de economia circular à realidade da indústria.
A Aliança é composta por organizações intermediárias (clusters, parques industriais…) com capacidade para liderar e congregar esforços na adoção e implementação das soluções económicas preconizadas para a economia circular do futuro.
O curso CTeSP de Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais do Politécnico de Leiria abre portas à transição digital das empresas
Contando já com 12 alunos inscritos e 3 colocados na 3ª fase, este curso representa uma iniciativa determinante para a qualificação dos recursos humanos e para a transição digital das organizações do setor. A importância deste tipo de iniciativa educativa fica ainda mais evidente à luz do estudo “Impacto das Tecnologias Digitais na Produtividade e Exportações do Setor das Rochas Ornamentais Portuguesas”, publicado em junho de 2020. O referido estudo conclui que o investimento de 1€ na qualificação e digitalização poderá aportar um retorno para as empresas do setor, nos primeiros 5 anos, entre 5€ e 12,5€ por cada euro investido.
Os alunos inscritos estão já maioritariamente integrados em empresas do setor dos recursos minerais tendo como expectativa melhorar as suas competências e conhecimentos, e assim contribuírem para a evolução tecnológica, económica e social das empresas em que são atualmente colaboradores.
Este curso permitirá adquirir competências ao nível da operação de equipamentos especiais, do planeamento e execução de fabrico, do aperfeiçoamento e desenvolvimento tecnológico, assim como transmitir noções de relação com clientes e fornecedores, de gestão de operações e de higiene e segurança, num contexto de sustentabilidade. Trata-se de um curso único a nível nacional, tendo por base uma rede colaborativa que envolve os empresários, as associações empresariais e as autarquias, sob uma perspetiva de desenvolvimento regional e de projeção internacional.
Associações europeias enviam carta aberta à Comissão Europeia
Em resposta às recentes posições da comissão europeia relativamente às matérias-primas críticas, várias associações europeias enviaram no passado dia 5 de outubro uma carta aberta dirigida ao Vice-Presidente Maros Sefcovic.
Nesta carta, as associações Cerame-Unie, Eurogypsum, Euromines, Euroroc, EUSALT e IMA Europe elencam os argumentos que contribuem para a posição conjunta de acolher e encorajar tanto o Plano de Ação para as Matérias-primas Críticas como o lançamento da Aliança Europeia para as Matérias-primas (ERMA). É também reafirmada a disponibilidade das associações signatárias de apoiar, no âmbito das suas competências, a implementação do referido plano de ação.
Workshop IV do projeto EXPLORA - ONLINE Tema: Neves-Corvo near Mining exploration scenarios - 27 de outubro de 2020.
No âmbito do projeto EXPLORA, realizou-se no dia 27 de outubro o Workshop IV do projeto EXPLORA com o tema "Neves-Corvo near Mining exploration scenarios". Este workshop correspondeu ao encerramento das atividades do referido projeto e foi realizado em formato virtual.
No workshop foi apresentado o novo volume especial das Comunicações Geológicas dedicado à Faixa Piritosa Ibérica bem como as novas cartas metalogenéticas 1/200 000 da zona sul do país (folhas 5, 6, 7 e 8). Foi feita uma apresentação por parte da Somincor/Lundin Mining sobre o seu projeto mineiro. A equipa EXPLORA apresentou também alguns dos resultados principais da sua investigação.
Os participantes do workshop tiveram direito a um volume especial das Comunicações Geológicas e aos 4 mapas temáticos da região mineira de Neves-Corvo (Carta Geológica-Mineira, Carta Gravimétrica, Carta Magnética e Carta Radiométrica).
Evento Online de Encerramento do Projeto PME Digital - 28 de outubro entre as 10h e as 12h
O Cluster Portugal Mineral Resources é um dos parceiros do projeto PME Digital. O projeto visa capacitar, dotar de informação e incrementar as competências empresariais das PME para a transformação digital, fomentando a aceleração da Economia Portuguesa para uma Economia Digital.
Ao longo de dois anos, este projeto foi um catalisador para capacitar, dotar de informação e incrementar as competências empresariais das PME, incentivando a transformação digital e a aceleração da Economia Portuguesa para uma Economia Digital.
Melhores práticas, casos de estudo, ferramentas de avaliação, eventos de esclarecimento e debate, formação dirigida, soluções digitais e um portal agregador. Estes são os principais resultados.
Findo este primeiro ciclo do projeto, vale a pena avaliá-lo, perceber as lições aprendidas, medir os contributos, refletir como fazer ainda melhor pensando também neste atual contexto de Pandemia.
LINE OF MARBLE é um programa de divulgação que consiste na criação de produtos e objetos funcionais de uso diário que vão de encontro às necessidades da vida contemporânea
Utilizando mármore do Alentejo como matéria principal e desenhada por nove ateliês nacionais e estrangeiros, de design e arquitetura, LINE OF MARBLE será desvendada na próxima edição da Milan Design Week, com inauguração marcada para dia 12 Abril de 2021.
Até à data de inauguração da Milan Design Week acompanhe as nossas redes sociais, nas quais irão ser feitas várias publicações que fazem a antevisão do evento, dando foco aos Designers, Materiais as Empresas envolvidas neste desafio.
Projeto Cofinanciado do ALENTEJO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
"Nova lei de minas": e agora? - Artigo de opinião no Público
Importante artigo de opinião para o setor com a colaboração do presidente do Cluster.
"A proposta do Governo assume de forma simplista e sem fundamento a visão vox populi sobre este setor, negligenciando os avanços consolidados nas últimas décadas quanto às artes de prospeção e exploração mineral, mitigação dos impactos ambientais e alargamento das ações de responsabilidade social."
Para ler o artigo completo clique no botão abaixo.
Administrador do Cluster é eleito Presidente da APG
No seguimento da Assembleia Eleitoral da Associação Portuguesa de Geólogos (APG) que decorreu no dia 26 de junho, o atual vogal do conselho de administração do Cluster de Recursos Minerais de Portugal, Luís Lopes, foi eleito Presidente da APG para o biénio 2020-2022.
O também docente da Universidade de Évora integrou a lista A que saiu vencedora das eleições e cujo plano de atividades assenta em dois objetivos principais:
-
Criar uma estrutura da APG ainda mais profissional e preparar a criação da “Ordem dos Geólogos”;
-
Incrementar a visibilidade pública da profissão de geólogo e das suas competências específicas para a resolução dos desafios com que a sociedade portuguesa se depara.
Numa altura em que assume o mandato e confrontado com as propostas de regulamentação para as atividades de revelação e exploração de recursos minerais, Luís Lopes concedeu no passado dia 11 de agosto uma entrevista ao Público na qual apresenta o seu ponto de vista sobre o tema.
Projeto Reviving arranca em outubro com a participação do Cluster dos Recursos Minerais
O projeto Reviving, de que o Cluster faz parte e terá um papel relevante, é um projeto europeu aprovado pelo programa ERAMIN 2 de cooperação internacional. Este programa promove a investigação e inovação em matérias-primas não-energéticas e não-agrícolas para o fortalecimento da competitividade da indústria e a mudança para a economia circular.
O objetivo do projeto REVIVING é obter modelos aprimorados para uma reciclagem eficiente de metais provenientes de resíduos de minas, com base, pela primeira vez, em rejeitados autóctones, manipulação de microbioma, utilizando dados moleculares para promover as populações bacterianas de biolixiviação e hidrometalurgia, através de uma metodologia inovadora usando pressão negativa.
O projeto Reviving decorrerá de 1 de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2023 e envolve um consórcio de 8 parceiros: 4 entidades de Portugal, 3 da Roménia 1 da França.
Cluster é copromotor de dois Projetos Mobilizadores
Os Projetos Mobilizadores são projetos estratégicos de I&D aprovados pela Agência Nacional de Inovação que visam a criação de novos produtos, processos ou serviços com elevado conteúdo tecnológico e de inovação, que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos e se configurem como focos dinamizadores de capacidades e competências científicas e tecnológicas. Estes projetos visam induzir impactes significativos a nível multissectorial, permitindo nomeadamente a endogeneização e exploração das tecnologias desenvolvidas.
Em concreto, estão em curso os seguintes projetos:
-
O consórcio InovMineral 4.0, que é do Cluster Portugal Mineral Resources, é uma extensão do projeto já iniciado InovStone 4.0 da Pedra Natural e cobre toda a cadeira de valor dos Recursos Minerais, incluindo as novas áreas temáticas da Economia Circular, Digitalização de Processos Colaborativos e dinamização e criação de competências.
-
O consórcio Digital Construction Revolution, do Cluster AEC, REV@CONSTRUCTION, visa a Revolução Digital da Construção tendo por base a necessidade do setor em conseguir ganhos de produtividade e crescimento sustentável, que possam alavancar a sua competitividade em Portugal e a nível Europeu e Global. O projeto reúne um consórcio alargado de 24 entidades, composto por 15 empresas (Teixeira Duarte, BIMMS, Casais, IP, Increase Estimate, Engexport, IPQ, A400, Mota-Engil, 3MAPS, OUZO, COBA, FASE, Adão Da Fonseca e Contacto Atlântico), 2 associações Empresariais sem fins lucrativos (Cluster AEC e Associação do Cluster Portugal Mineral Resources) e 7 entidades não empresariais (INESC-TEC, UM, LNEC, IST, FEUP, IC e ISEL).
Projeto Biorecover lança campanha para divulgar a importância das Matérias-primas Críticas
O consórcio europeu Biorecover decidiu lançar uma campanha de consciencialização sobre o papel das Matérias-primas Críticas (MPC) no dia a dia dos cidadãos europeus, assim como sobre a sua importância para a sustentabilidade da Economia e riscos potenciais em termos de aprovisionamento. A União Europeia é altamente dependente deste tipo de minerais que são essenciais para o seu crescimento e competitividade, mas que representam desafios importantes ao nível das suas disponibilidade e extração.
O projeto Biorecover visa o desenvolvimento de uma estratégia sustentável inovadora para a recuperação de MPCs de fontes primárias e secundárias. As MPCs com que o projeto trabalha foram agrupadas em três categorias: minerais de terras raras, magnésio e platinoides.
Medidas fiscais de apoio às micro, pequenas e médias empresas – COVID-19
Foi publicada a 31 de julho e entrou em vigor a 1 de agosto a Lei nº 29/2020, com o objetivo de implementar medidas fiscais de apoio às micro, pequenas e médias empresas no quadro da resposta ao novo coronavírus SRAS-CoV-2 e à doença COVID-19.
Os 6 artigos que compõem a lei implementam as seguintes medidas:
-
Suspensão temporária do pagamento por conta do IRC;
-
Possibilidade de reembolso da parte do pagamento especial por conta que não foi deduzida, a partir do primeiro período de tributação seguinte;
-
Um prazo máximo para a efetivação do reembolso do IVA, do IRC e do IRS quando o resultado da retenção na fonte de pagamentos por conta ou de liquidações for superior ao imposto devido.
Comissão Europeia anuncia plano de ação para as Matérias-primas críticas
No início do mês de setembro, a Comissão Europeia apresentou o plano de ação para as Matérias-primas Críticas. Este plano visa dar resposta aos desafios atuais e futuros e propõe ações para reduzir a dependência da Europa face a países terceiros, através da diversificação do abastecimento de fontes primárias e secundárias, assim como da melhoria da eficiência e circularidade.
A lista de Matérias-primas Críticas foi também atualizada com 4 novas matérias-primas, de forma a refletir a sua importância na evolução das mudanças económicas e industriais, totalizando agora 30. Em particular, destaca-se a inclusão do lítio, essencial na transição para a mobilidade elétrica e para o armazenamento energético.
Neste contexto, o vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, defendeu a exploração de lítio em Portugal apelando ao diálogo com as comunidades envolvidas.
Projeto Mine the Gap arranca em setembro
A ACPMR vai integrar o projeto Europeu Mine the Gap que irá iniciar em setembro deste ano de 2020.
O projeto, que conta com mais 10 organizações de Espanha, França, Itália Alemanha, Polónia, Bulgária e Finlândia, consiste na criação e integração de novas cadeias de valor nas PME do setor dos Recursos Minerais e da mineração através de tecnologias de informação e comunicação, economia circular e apoio à gestão eficiente dos processos produtivos.
Na verdade, a nossa sociedade não tem consciência da importância das matérias-primas minerais e chega a ter uma visão negativa sobre o conceito de mineração, fortemente relacionada ao uso de métodos e tecnologias ultrapassados e menos amigos do meio ambiente. Isto é particularmente relevante para as PME, que não conseguem acompanhar o ritmo das grandes empresas e, portanto, sofrem com um déficit de inovação, de fertilização intersetorial e de potencial de disrupção. O projeto Mine the Gap surge, precisamente para apoiar as PME a promoverem e acelerarem investimentos para desenvolverem a sua capacidade de inovação e terem uma plataforma de suporte ao reforço das suas cadeias de valor existentes e ao desenvolvimento de novas cadeias de valor industriais, através de serviços de inovação e apoio intersetoriais e regionais no seio do cluster.
O consórcio de base do projeto é composto por 9 Clusters, 1 RTO e 1 Associação de 9 regiões e 7 países europeus representando mais de 500 PME. O projeto pretende desenvolver uma estrutura de gestão, de metodologias e de estratégias, incluindo apoio financeiro direto às PME, serviços adicionais de apoio às empresas e acesso a novos investimentos.
Cluster participa em iniciativa europeia para a economia circular
O Cluster dos Recursos Minerais foi convidado para a criação da European Alliance for Cross- Industrial Circular Economy Investment. Esta Aliança pretende criar um pipeline de investimento em projetos de economia circular, tendo em consideração a crise climática e o potencial de oportunidades económicas oferecidas pela circularidade aplicada à nossa indústria. Existe já uma ampla gama de pesquisas e análises baseadas em evidências que permitiram estabelecer os primeiros fundamentos da economia circular e, o propósito da Aliança, é fazer com que esses projetos possam acontecer. O desafio é, por isso, desbloquear investimentos para a economia circular.
A Aliança está, nesta fase, a preparar a estratégia de atuação que assenta em dois princípios fundamentais:
-
Apoiar os projetos de economia circular e promover as iniciativas para que possam alcançar o sucesso em termos de mercado;
-
Criar os frameworks adequados a que os projetos possam ser implementados, com as adaptações necessárias à realidade e políticas da economia circular industrial
A presença do Cluster Português assegurará a transferência de know how para o setor empresarial nacional e o aproveitamento de oportunidade de desenvolvimento de projetos internacionais nesta área.
Estratégia para a próxima década
O Cluster dos Recursos Minerais aumentou a sua base de associados em 11% desde o início do ano. É mais um importante reconhecimento do trabalho que é desenvolvido em prol do setor. Vale a pena também sublinhar que desde o princípio do ano e até 15 de julho, o Cluster apoiou o desenvolvimento de 6 candidaturas em consórcio ao Sistema de Incentivo – Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT) em copromoção.
Por fim, dar conta de que o Cluster está a trabalhar no desenho da Estratégia 2021-2027, a partir de documentos fundadores como o European Green Deal, que, na sua essência, indicam alguns eixos fundamentais para o futuro do desenvolvimento da economia europeia: a transição para uma economia ainda mais digital; na estratégia industrial europeia; e nas estratégias de especialização inteligente das regiões. Em breve, o Cluster dará mais informações sobre este processo, porque vai ser necessária a participação de todos os associados e de alguns stakeholders-chave do setor.
© 2020 by Associação Cluster Portugal Mineral Resources